quarta-feira, julho 17, 2019

Professora de Nova Cruz/RN ganha Prêmio Educador Nota 10.

A professora Patrícia Barreto , do  Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) de Nova Cruz, é uma das dez vencedoras do Prêmio Educador Nota 10 com o projeto Argument(ação): protagonismo juvenil.

O Prêmio Educador Nota 10, maior e mais importante prêmio da Educação Básica Brasileira. Patrícia ganha um vale-presente no valor de R$ 15 mil, além de todas as despesas pagas para participar de uma semana de imersão e da cerimônia de premiação, marcadas para setembro, em São Paulo, onde vai concorrer ao título de Educadora do Ano.

A educadora potiguar conquistou os Selecionadores com o projeto de Língua Portuguesa Argument(ação): protagonismo juvenil, trabalhado com os alunos do 3º ano do Ensino Médio. No projeto, ela pediu aos estudantes que registrassem, por meio de uma foto, um problema social da cidade onde vivem. Em paralelo, trouxe para a sala de aula imagens que representavam denúncias de questões sociais. Pediu ainda aos alunos para observá-las, identificando temas e apresentando justificativas para os diferentes pontos de vista que vinham à tona. Percebeu que os jovens falavam dos temas de forma genérica e superficial e, por isso, planejou estratégias que tinham como foco a argumentação e a produção de um artigo de opinião.

Por meio de um jogo criado pela professora, o Argument(ação), as turmas aprenderam diferentes tipos de argumentos e pensaram em soluções para os problemas sociais apontados. Também foram lidos e analisados artigos de opinião escritos por estudantes para a Olimpíada de Língua Portuguesa de 2016. Terminada a produção escrita, os alunos prepararam um podcast para divulgar suas ideias e evidenciar o protagonismo juvenil.

Além de Patrícia, outros nove educadores que desenvolveram experiências pedagógicas de destaque nas escolas em que trabalham foram escolhidos entre quase 5 mil inscritos pela Academia de Selecionadores. A Academia é formada por grandes especialistas em didáticas específicas, pesquisadores das principais universidades do país, orientadores de graduação e pós-graduação, além de formadores de gestores e de professores em suas respectivas disciplinas. Os vencedores são dos estados de Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

Dos 10 projetos campeões, quatro são trabalhos realizados com alunos do Ensino Fundamental I (sendo um também EJA), três com turmas do Ensino Médio, dois de gestão e outro com o Ensino Fundamental II. As disciplinas são variadas, indo de Educação Física à Matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário