Rogério Marinho, secretário especial de Previdência e Trabalho do
Ministério da Economia, informou que o governo trabalha para
“simplificar” o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais,
Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).
Segundo ele, em janeiro de 2020 vão ser implementados dois novos
sistemas. Um para grandes e médias empresas, “já simplificado e
desburocratizado”; e outro para pequenas e microempresas, “ainda mais
simplificado”.
“Nós esperamos pelo menos a diminuição dos layouts atuais (...) A
ideia é ter uma ferramenta de gestão e de controle da área de trabalho
da Previdência que seja amigável por um lado, e por outro que seja
confortável – tanto para quem precisa fazer a gestão pública, que é o
governo federal, quanto por quem tem a necessidade de passar essas
informações”, explicou.
De acordo com o secretário, até a modificação o sistema permanece em uso.
Criado em 2013, o eSocial atualmente unifica a prestação, por parte
do empregador, de informações relativas aos empregados. Dados como o
Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Relação Anual de
Informações Sociais (Rais), a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia
e de Informações à Previdência Social (GFIP) e informações pedidas pela
Receita Federal são enviados em um único ambiente ao governo federal.
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