quinta-feira, julho 25, 2019

Paralimpíadas dão visibilidade aos atletas com deficiência.

Centenas de atletas participam, em São Paulo, da terceira edição das Paralimpíadas Universitárias que ocorre no Centro de Treinamento Paralímpico. A competição acontece entre hoje (25) e amanhã (26), com provas de atletismo, natação, bocha, basquete 3x3, judô, parabadminton, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas. A disputa é por instituição de ensino: no ano passado, o campeão foi o Centro Universitário Celso Lisboa, do Rio de Janeiro.

“Os Jogos Universitários é exatamente a última etapa desse processo de atendimento da pessoa com deficiência na área para-desportiva. Nós iniciamos com a Paralimpiada Escolar, em que atendemos uma faixa etária de 12 a 18 anos, o Circuito Caixa, que é mais extensivo e começa aos 14 anos e temos ainda alguns atletas na faixa dos 40 anos e o Universitário”, explicou Ramon Pereira de Souza, gestor de esporte escolar do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Segundo Ramon, 196 universidades participam da competição, que é anual e sempre realizada em período de férias escolares. “Esse evento é novo. Começamos em 2016, com 91 atletas. Hoje temos 373 atletas. É uma ascensão muito boa”, falou Souza. Entre os estudantes universitários que participam da competição, há 14 atletas que foram convocados para os Jogos Parapan-Americanos, em Lima, no Peru, em agosto. “Em competições como essa descobrimos alguns atletas e, ao mesmo tempo, estimulamos a todos eles estarem em atividade”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário