terça-feira, agosto 27, 2013

84% conseguem quitar dívidas renegociando valor, aponta pesquisa.

Até pouco tempo atrás, encarar um gerente de banco para tratar de dívidas era coisa para herói ou destemido. Pois uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) sobre o perfil dos bons e maus pagadores do Brasil concluiu que o brasileiro aprendeu a negociar condições melhores para o pagamento de dívidas com os bancos.

Segunda a pesquisa, que será divulgada nesta terça-feira (27) e foi antecipada ao blog, 8 em cada 10 inadimplentes conseguem quitar as dívidas renegociando seu valor – 84% dos entrevistados. O resultado aumenta quando os devedores pertencem às classes C, D e E, onde 86% deles conseguem chegar a uma solução com os bancos.

Mesmo negociando e acontecendo o acordo, o processo é considerado bem “difícil” pelos consumidores. Para quem deixa de pagar a conta para depois buscar uma solução, a negociação é mais complicada. Para quem assume antes de o caldo entornar que não vai dar conta do pagamento, a conversa com o banco melhora.

Esse quadro evidencia uma mudança de comportamento dos bancos na relação que têm com seus clientes. Depois do boom de crédito registrado no país entre 2010 e 2012, a população com mais acesso aos serviços financeiros cresceu e foi preciso uma adaptação. É claro que, se a inadimplência está alta, as instituições farão de tudo para recuperar o dinheiro. Mas tem um estímulo que ajuda muito: a concorrência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário