sábado, agosto 31, 2013

Ao parar de fumar, mulheres engordam mais do que homens.

Tabagismo: mesmo com o ganho de peso, 85,6% dos pacientes que pararam de fumar relataram se sentir melhor

Uma nova pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que, de fato, pessoas que deixam de fumar tendem a ganhar peso — especialmente as mulheres e os indivíduos que costumavam fumar muitos cigarros no dia. Por outro lado, o trabalho reforçou que, apesar disso, a mudança é muito benéfica à saúde: quatro em cada cinco participantes do estudo que pararam de fumar relataram se sentir melhor depois de abandonar o vício.

Pesquisas anteriores sobre o assunto já demonstraram que, em média, fumantes tendem a apresentar um peso menor do que não fumantes. No entanto, as razões para isso ainda não estão claras — existem hipóteses de que a nicotina age sobre neurotransmissores que regulam o apetite e a saciedade, aumentando os níveis de substâncias que inibem o apetite. Alguns pesquisadores relacionam a perda de peso decorrente do cigarro ao fato de o tabagismo prejudicar o olfato e o paladar de uma pessoa, o que pode contribuir para a redução da ingestão de calorias.

O estudo da USP foi realizado com 887 pacientes que participaram de um programa de cessação de tabagismo no Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da universidade entre 2008 e 2011. Após 52 semanas de acompanhamento, os pacientes foram divididos em três grupos: sucesso, recaída ou fracasso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário