terça-feira, dezembro 17, 2013

Instituto Butantan vai produzir vacina contra coqueluche para grávidas.

Coqueluche: Grávidas poderão ser imunizadas contra a doença no ano que vem
Coqueluche: Grávidas poderão ser imunizadas contra a doença no ano que vem (Jupiterimages/Thinkstock)

O Instituto Butantan vai produzir uma versão da vacina contra a coqueluche que permitirá a imunização de grávidas. De acordo com a Secretária Estadual da Saúde de São Paulo, cerca de sete milhões de mulheres deverão ser beneficiadas em 2014 pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, a estratégia de prevenção da coqueluche é baseada na imunização de crianças. São três doses da vacina pentavalente (que protege também contra difteria, tétano, Haemophilus influenza tipo B e hepatite B), aplicadas a partir de dois meses. A última dose é dada aos oito meses de vida.

A vacinação de mulheres contra a coqueluche durante a gestação oferece proteção ao bebê e promove a redução de casos e óbitos pela doença nas crianças menores de seis meses de idade. A imunização de gestantes poderá contribuir tanto para a diminuição da transmissão da doença para o lactente quanto para oferecer proteção indireta nos primeiros meses de vida.

A coqueluche é transmitida principalmente pelo contato com gotículas de secreção eliminadas ao tossir, falar e espirrar. A doença, transmitida por bactéria, apresenta como primeiros sintomas catarro, febre baixa, espirro, falta de apetite e tosse noturna. Se não tratada, ela pode levar à morte.

Em fevereiro deste ano, o Ministério da Saúde fez um alerta sobre a situação da doença no país. Segundo a pasta, a prevalência da condição dobrou em 2012, quando foram registrados 4 453 casos da doença — no ano anterior, foram 2 258. As mortes decorrentes do problema também aumentaram de 53 em 2011 para 74 no ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário