Intenção de gasto médio com presentes e comemorações no Dia dos Namorados subiu 5%
Pesquisa nacional da Federação do
Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e Instituto Ipsos
feita com 1,2 mil consumidores, em 72 municípios brasileiros, mostra que
a intenção de gasto médio com presentes e comemorações no Dia dos
Namorados, nesta sexta-feira, 12, subiu 5% em comparação ao ano passado,
com tíquete médio de R$ 155,69.
A intenção de compras se revelou
estável, em torno de 34%. O levantamento divulgado nesta quinta-feira,
11, foi feito entre os dias 15 e 28 de maio.
O gerente de Economia da Fecomércio-RJ,
Christian Travassos, avaliou que “no atual cenário hesitante da
economia”, com o consumidor seletivo e o desemprego avançando nas
principais cidades, “o Dia dos Namorados vem bem a calhar”. A estimativa
é que a data movimentará em torno de R$ 7,7 bilhões no comércio
brasileiro.
A pesquisa revela que roupas lideram a
preferência dos consumidores, com alta de seis pontos percentuais em
relação a 2014. Travassos destacou que há maior adesão dos namorados a
programas como ir ao teatro ou ao cinema, jantar fora ou mesmo viajar.
Essas alternativas representavam 5% das opções no ano passado, e agora
superam 16%. Um em cada três brasileiros pretende presentear ou fazer
alguma comemoração nesse dia 12 de junho.
“A nossa leitura é que no ano passado as
comemorações da data ficaram comprometidas em função de o Dia dos
Namorados ter coincidido com a abertura da Copa do Mundo de Futebol”,
disse o gerente. Apesar disso, destacou que o crescimento de 5% no
tíquete médio deve ser considerado, “porque está todo mundo segurando
(os gastos)”. Ele afirmou que para o comércio, a disposição de comprar
um presente ou ir a um restaurante ou teatro são atitudes importantes
para aquecer a atividade. “Nesse cenário de dificuldades na economia, é
importante o comércio contar com as datas comemorativas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário