segunda-feira, dezembro 14, 2015

Zika vírus e os efeitos na gravidez: saiba como prevenir a contaminação.

Muito se tem falado sobre o Zika vírus, doença que vem preocupando a população e principalmente as mulheres que estão no período de gravidez, mas, afinal, você sabe o que é esse vírus, como ele é transmitido e a sua relação com a gravidez?

O Zika vírus é da família Flaviviridae, o mesmo da dengue e da febre amarela, sendo transmitido pelo Aedes aegypti, ele foi isolado pela primeira vez em 1947 a partir de um macaco Rhesus na floresta Zika do Uganda.

Os sintomas mais comuns da febre Zika são erupção cutânea, febre, artralgia e conjuntivite, bem como, algumas complicações neurológicas graves vem sendo descritas.

Mas qual a relação desse vírus e os casos de microcefalia que vem sendo noticiados? O aumento da microcefalia congênita observada no Brasil é motivo de preocupação. Seu surgimento a alguns meses após infecção pelo Zika vírus, levanta questões sobre o possível papel da infecção com a microcefalia congênita.

Microcefalia congênita é um diagnóstico descritivo, o que significa que a circunferência frontal occipital da cabeça do recém-nascido diminui com relação ao tamanho normal para a circunferência gestacional.

A pequena cabeça é o resultado de um distúrbio neurológico, quando o cérebro fetal normalmente não aumenta em tamanho, o crânio não crescerá mais, o desenvolvimento do bebê não existe mais.

Recomendações para as mulheres grávidas.
Como medida de precaução, enquanto se aguardam os resultados das investigações em curso, o Ministério da Saúde do Brasil enfatiza a importância de recomendações que as mulheres grávidas durante o pré-natal devem evitar o consumo de álcool, drogas, medicamentos sem receita médica e contato com pessoas que apresentem febre ou infecção.

Além disso, foram emitidas recomendações específicas sobre proteção contra picadas de mosquito, como manter portas e janelas fechadas ou com telas, vestindo calças e camisas de mangas compridas e usar repelentes autorizados durante a gravidez.

Ao sentir qualquer sintoma que possa ser associado ao zica vírus, procurar imediatamente um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário