quarta-feira, março 02, 2016

Programa Petrobras Jovem Aprendiz inicia atividades com 113 jovens no RN.

O Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA) inicia, no próximo dia 3 de março, suas atividades práticas no Rio Grande do Norte. Os 113 jovens com idades entre 16 e 21 anos passarão pelo processo de vivência profissional dentro das instalações da companhia nas cidades de Natal, Mossoró, Alto do Rodrigues e Guamaré. As áreas de atuação abrangem atividades de assistente administrativo, operador de microcomputador, soldador multiprocessos, eletricista de manutenção industrial e mecânico de usinagem.

Ao todo, o PPJA abrange três etapas, duas delas já realizadas. A primeira disponibilizou aulas de formação básica com educadores da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern). Na segunda, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) ofereceu aos aprendizes cursos de qualificação profissional. E como encerramento, a prática de trabalho. O PPJA tem a duração de 24 meses.

 “A etapa da vivência profissional é aguardada com muita expectativa pelos jovens, pois será o momento deles colocarem em prática os conteúdos apreendidos na formação teórica da qualificação profissional e será ainda a primeira experiência em um ambiente de trabalho”, acrescenta a coordenadora do Petrobras Jovem Aprendiz no Rio Grande do Norte, Saint-Clair Martins Vale. Nesta etapa, a Petrobras disponibiliza monitores que serão responsáveis pela orientação e acompanhamento dos aprendizes durante o período de estágio.

Os participantes do PPJA recebem um salário mínimo vigente para jornada de trabalho de 20 horas semanais, além de vale-transporte ou transporte oferecido pelo programa, vale-refeição ou alimentação oferecido pelo programa, 13º salário, férias e FGTS. A seleção prioriza os jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica, buscando articular a educação básica e a qualificação social e profissional, contribuindo para sua melhor inserção no mercado de trabalho.







Nenhum comentário:

Postar um comentário