quinta-feira, março 03, 2016

Cultura inclusiva da UFRN será destaque em Portugal.

A cultura de inclusão social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) será apresentada na terceira semana deste mês, na abertura do Seminário de Inclusão da Universidade de Algarve, em Portugal, pelo pós-doutorando em Educação, Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo.

No trabalho “Estudantes com necessidades educacionais especiais na educação superior brasileira: o caso UFRN”, o professor da UFRN, Ricardo Lins, aborda as ações voltadas aos estudantes com necessidades educacionais especiais em outras instituições, como a Universidade de Sevilha, na Espanha. Ao comparar com a realidade brasileira, o professor afirma que o país evoluiu em sua legislação e na política de inclusão para pessoas com deficiência no ensino superior, assim como a UFRN.

“A política institucional da UFRN tem se fundamentado nos princípios do respeito à diversidade humana, buscando responder a todos os alunos em seus espaços, inclusive aqueles com deficiência e outras necessidades educacionais especiais. Estamos no caminho certo na construção de uma cultura inclusiva, que tenha como lema um ensino de qualidade para todos”, conclui o professor.

Histórico
Ricardo Lins é ex-presidente da Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (Caene), criada em 2010, na UFRN. Atual presidente, Catarina Shin Lima de Souza explica que a Caene tem a missão principal de dar assistência ao aluno com necessidades educacionais especiais, propondo ações para eliminação de barreiras arquitetônicas, atitudinais, de comunicação e pedagógicas para garantir o acesso, a permanência e a conclusão do curso com sucesso.

A comissão é composta por uma equipe de pedagogos, assistentes sociais, revisores de Braille, intérpretes de Libras, entre outros profissionais, e tem unidades parceiras como o Laboratório de Acessibilidade, o setor de Musicografia Braille e o curso de Letras-Libras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário