A cultura de inclusão social da
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) será apresentada na
terceira semana deste mês, na abertura do Seminário de Inclusão da
Universidade de Algarve, em Portugal, pelo pós-doutorando em Educação,
Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo.
No trabalho “Estudantes com necessidades
educacionais especiais na educação superior brasileira: o caso UFRN”, o
professor da UFRN, Ricardo Lins, aborda as ações voltadas aos
estudantes com necessidades educacionais especiais em outras
instituições, como a Universidade de Sevilha, na Espanha. Ao comparar
com a realidade brasileira, o professor afirma que o país evoluiu em sua
legislação e na política de inclusão para pessoas com deficiência no
ensino superior, assim como a UFRN.
“A política institucional da UFRN tem se
fundamentado nos princípios do respeito à diversidade humana, buscando
responder a todos os alunos em seus espaços, inclusive aqueles com
deficiência e outras necessidades educacionais especiais. Estamos no
caminho certo na construção de uma cultura inclusiva, que tenha como
lema um ensino de qualidade para todos”, conclui o professor.
Histórico
Ricardo Lins é ex-presidente da Comissão
Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais
Especiais (Caene), criada em 2010, na UFRN. Atual presidente, Catarina
Shin Lima de Souza explica que a Caene tem a missão principal de dar
assistência ao aluno com necessidades educacionais especiais, propondo
ações para eliminação de barreiras arquitetônicas, atitudinais, de
comunicação e pedagógicas para garantir o acesso, a permanência e a
conclusão do curso com sucesso.
A comissão é composta por uma equipe de
pedagogos, assistentes sociais, revisores de Braille, intérpretes de
Libras, entre outros profissionais, e tem unidades parceiras como o
Laboratório de Acessibilidade, o setor de Musicografia Braille e o curso
de Letras-Libras.
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