segunda-feira, março 28, 2016

Reposição de aulas após greve de professores em Natal deve ser feita até janeiro.

Os 23 dias úteis de aula que deixaram de acontecer em função da greve dos professores da rede municipal deverão ser repostos até a primeira semana de janeiro de 2017. A expectativa é da própria Secretaria Municipal de Educação (SME), que prevê reposição para os meses de julho, dezembro e janeiro.

A secretaria da pasta, Justina Iva, é contrária ao posicionamento do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte/RN) que quer que as aulas sejam respostas apenas em fevereiro do ano que vem.

De acordo com ela, a decisão sobre o calendário de reposição cabe ao Conselho Escolar, que conta com a participação de pais de alunos, professores e gestores escolares. Segundo Justina, o conselho tem até o dia 15 de abril para apresentar um cronograma de reposição.

“De antemão a secretaria se posiciona contra a (proposta) do Sinte e enxerga na proposta de reposição do sindicato um posicionamento irresponsável, que leva em conta apenas a preocupação apenas com a categoria e não com os alunos, que são os principais prejudicados com a greve”, disse.

Segundo Fátima Cardoso, presidente do Sinte/RN, a categoria vai buscar na justiça o acordo para que a reposição ocorra apenas em fevereiro. Segundo a coordenadora do sindicato, a reposição nos finais de semanas e feriados irá prejudicar os alunos.

Na semana passada a secretária anunciou que cortaria o salário daqueles que aderiram à greve que os valores seriam repostos mediante a reposição das aulas. Segundo o sindicato a decisão é arbitrária e ilegal.

A greve dos professores da rede municipal de ensino teve início no dia 22 de fevereiro, uma semana após o início das aulas e foi encerrada exatamente um mês após seu início.

Nenhum comentário:

Postar um comentário