Diante do desencanto com a política que vem sendo manifestado pelos
eleitores brasileiros em pesquisas de opinião, o Tribunal Superior
Eleitoral (TSE) lançou uma campanha para incentivar o voto nas eleições
de outubro. “Quando você deixa de votar, são os outros que acabam
escolhendo por você”, diz o locutor sobre imagens de pessoas com
dificuldade para fazer escolhas simples, como quais frutas comprar.
“Votar é decidir você mesmo o que é melhor para o futuro”, conclui a
narração.
Segundo o TSE, a campanha veiculada em emissoras de rádio e
televisão, bem como nas mídias sociais, visa a “sensibilizar os
eleitores para a importância do voto como instrumento de participação do
cidadão na definição do destino do país”. A ação alerta que quem não
vota ou vota em branco contribui para a escolha de governantes e
parlamentares “com legitimidade reduzida e baixa representatividade”.
No primeiro turno da eleição presidencial de 2014, 115,1 milhões de
eleitores foram às urnas, sendo que 4,4 milhões votaram em branco, 6,7
milhões anularam e 27,7 milhões não compareceram. No segundo turno, o
número de eleitores que não foram votar aumentou, chegando a 30,1
milhões. A iniciativa da Justiça Eleitoral pretende reforçar que “o voto
é a manifestação de maior relevância na democracia, sendo fundamental
para sua consolidação”.
Na campanha, a Justiça Eleitoral vai esclarecer ideias equivocadas do
processo eleitoral. Por exemplo, que a eleição poderá ser anulada se a
maioria votar em branco. Essa ideia tem se propagado porque os votos
branco e nulo não são levados em conta para a apuração dos resultados
das eleições. A publicidade vai destacar ainda que votar em branco “não é
mecanismo de protesto e só contribui para a escolha de políticos com um
número menor de votos”.

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