segunda-feira, outubro 15, 2018

Índio baleado em confronto com funcionários da Funai está na UTI .

Funcionários do Polo Base de Saúde Indígena de Juína (MT) informaram, hoje (15), que o índio baleado durante um suposto confronto entre indígenas e funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai), na última quarta-feira (10), continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital particular São Lucas, em Juína, a cerca de 740 quilômetros da capital do estado, Cuiabá.

Segundo o enfermeiro que responde pelo Polo Base, Wellington Rocha dos Santos, o índio Cleomar Thearin foi ferido por um tiro no abdômen e teve que ser submetido a uma cirurgia no intestino, motivo pelo qual está usando uma bolsa de colostomia para coleta de material fecal.

Já o assistente social que acompanha o atendimento médico informou à Agência Brasil que o estado de saúde de Cleomar Thearin é considerado estável. A expectativa é de que, em breve, o índio deixe a UTI, onde está em observação.

Um índio, identificado como Erivelton Tenharim, 43 anos, morreu durante o mesmo suposto conflito na via que dá acesso à Terra Indígena Kawahiva do Rio Pardo, em Colniza (MT), onde vivem índios isolados com pouco ou nenhum contato com não índios.

A portaria declaratória em que o Ministério da Justiça reconhece a área de 411.844 hectares como reserva indígena e autorizou o início do trabalho de demarcação física foi publicada em abril de 2016. Cada hectare equivale a cerca de um campo de futebol oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário