Apenas 48% dos consumidores atendem aos chamados de recall de
automóveis. No caso de caminhões, este percentual cai para 39%; e de
autopeças, para 14,7%. De um total de 21,2 milhões de produtos que
tiveram chamado de recall, nas mais diversas áreas, apenas pouco mais de
5,2 milhões de pedidos (24,8%) foram atendidos.
Diante desses dados, divulgados hoje (1º), pelo Ministério da Justiça
e Segurança Pública, o governo anunciou novas regras para dar mais
eficiência aos recalls, de forma a evitar ainda mais riscos para o
consumidor. Os recalls são feitos quando as empresas identificam, em
seus produtos, defeitos de fábrica, que precisam ser ajustados
posteriormente por implicar em risco à segurança dos consumidores.
A fim de aperfeiçoar as regras para os recalls, serão publicadas, no Diário Oficial da União de amanhã (2), duas portarias que atualizam a regulamentação das campanhas de chamamento, dando a elas maior visibilidade.
As empresas terão de disponibilizar, em local visível de seu portal
na internet, as informações sobre recalls de produtos pelo prazo mínimo
de 5 anos. Além disso, deverão informar à Secretaria Nacional do
Consumidor, de imediato, sempre que identificar a necessidade de
investigar possíveis defeitos em seus produtos, bem como apresentar
planos de mídia detalhados para as campanhas de recall.
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