O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terá 90 de 96 serviços
totalmente automatizados a partir da próxima quarta-feira (10/7). De
acordo com o órgão, o foco é facilitar a vida do cidadão que precisa se
deslocar para uma agência.
Alguns serviços já são atendidos pela Central 135 de forma totalmente
eletrônica, sem atendente. Um exemplo disso é o resultado da perícia
médica que, em apenas 10 dias de migração para a nova forma de
atendimento, recebeu 204.108 ligações, das quais 65% foram resolvidas
sem a intervenção humana.
O tempo médio de atendimento (TMA) durou apenas três minutos e 20
segundos. Desde ontem, outros serviços passaram a ser realizados pelo
mesmo processo: agendamento atualização cadastral; agendamento extrato
de empréstimo consignado; agendamento extrato de pagamento; agendamento
extrato IRFP; consulta requerimento; e informação data e local de
pagamento.
Segundo o INSS, o objetivo é possibilitar, cada vez mais, que o
atendente seja acionado apenas nos casos mais complexos, tornando as
informações mais ágeis e precisas, e reduzindo, ou mesmo eliminando, o
tempo de espera pelo atendimento.
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