Os bancos digitais, aqueles que prestam seus serviços pela internet e
não necessitam de uma estrutura física da agência, vêm ganhando cada
vez mais espaço no país, sobretudo em meio ao enorme potencial do
mercado de crédito. É o que revela pesquisa realizada pela Confederação
Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao
Crédito (SPC Brasil). Entre os consumidores que utilizaram cartão de
crédito nos últimos 12 meses, a maioria (76%) foi de instituições de
financeiras tradicionais e 36% de lojas varejistas. No entanto, 21% dos
entrevistados já adotam cartões de crédito ligados a fintechs ou bancos
digitais como meio de pagamento no dia a dia. Número que cresce entre os
mais jovens, chegando a representar 32% dos casos.
Os principais
atrativos para a escolha do serviço são isenção de anuidade e juros e
taxas mais baixas em relação aos bancos tradicionais (54%). Além disso,
49% apontam a vantagem de resolver tudo pelo celular, sem a burocracia
do atendimento presencial em uma agência. Outros 41% destacam a
aprovação de crédito mais rapidamente e de forma menos burocrática.
Na
avaliação do presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, o
avanço das fintechs reflete as transformações que o segmento de serviços
financeiros vem enfrentando atualmente. “O consumidor se tornou mais
exigente à medida que passou a ter controle sobre como e quando terá
acesso a determinados produtos. Cenário que levou à popularização dos
bancos 100% digitais, os quais têm como apelo a oferta de serviços com
mais eficiência e melhores taxas”, explica o presidente.
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