Essa segunda-feira (19) foi um dia de comemorações
para o Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto
Freire – CENEP. A escola da rede estadual conquistou o segundo lugar na
etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica, que ocorreu neste
domingo, no auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do
Rio Grande do Norte – UFRN. Com o desempenho, o CENEP ficou à frente de
mais de trinta colégios particulares da capital e do IFRN, conquistando
vaga para a etapa nacional da Olimpíada. O primeiro lugar ficou com o
Colégio Salesiano.
Da Secretaria de Estado da
Educação, a equipe da escola contou com um investimento de
aproximadamente R$ 10 mil, para a compra dos equipamentos utilizados no
robô, produzido pelos alunos. Essa foi a primeira vez que os estudantes
João Paulo Rodrigues, Yuri Xavier, Matheus Costa e Yuri Victor de
Medeiros, participaram da competição. A orientação foi do professor
Alexandre Amaral. “Estamos muito felizes com o resultado. Esse segundo
lugar tem gosto de primeiro, pelo nível das escolas que estavam
competindo com a gente”, enfatizou o estudante João Paulo, líder da
equipe.
“Nossos alunos e professores, quando
motivados por meio de projetos como esse, normalmente revelam ter
desempenhos que se equiparam aos dos estudantes das escolas privadas. É
por isso que temos investido bastante nos projetos de iniciação
científica e novas tecnologias. Destaco ainda que são os professores e
gestores que levam nossos estudantes a acreditarem em seu potencial
cognitivo. Parabéns ao CENEP, pelo excelente resultado”, comemorou a
secretária Betania Ramalho.
Entre outras tarefas,
os robôs que disputaram a etapa regional precisaram seguir determinados
traçados, realizar manobras, ultrapassar obstáculos, subir rampas e
transferir objetos de lugar, no menor tempo e com o menor número de
erros possível. Eles foram elaborados pelos próprios alunos, em projetos
que envolviam disciplinas como física e informática.
O que é a OBR?
A
Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas
brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica –
tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para
estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens
talentosos e promover debates e atualizações no processo de
ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR destina-se a todos os alunos de
qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou
técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública,
gratuita e sem fins lucrativos.
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