quarta-feira, outubro 30, 2013

Saber ouvir críticas é essencial para crescer profissionalmente.

Ninguém gosta de ter seus defeitos apontados. Por mais que uma crítica seja realista, pontual e útil, muitas vezes, provoca desgosto, decepção e revolta. Para algumas pessoas, o efeito é tão devastador que, em vez de a qualidade do trabalho melhorar, acaba ficando ainda mais comprometida. No entanto, quem busca encarar a crítica positivamente ou como um desafio a ser superado tem mais chances de evoluir profissionalmente.
 
A resistência em enfrentar uma crítica, segundo a psicóloga organizacional Izabel Failde, está ligada à dificuldade de constatar que não somos "deuses". "É sinal de que mesmo os profissionais mais perfeccionistas, equilibrados e controlados cometem falhas e demonstram fragilidades", explica.

Para Hely Zavataro, docente de Psicologia Organizacional e do Trabalho do curso de Psicologia da Unip (Universidade Paulista), outra explicação é que nos preocupamos em manter uma imagem positiva para nós mesmos e para os outros, com receio do que vão pensar a nosso respeito. "E também resistimos ao que nos parece novo, como o fato de termos que desenvolver algum outro comportamento diferente do que já estamos acostumados".
 
A crítica também costuma doer quando a pessoa entende que aquilo que ela fez –ou deixou de fazer– está fora dos padrões ou em desacordo com o ponto de vista do outro. Para Elmano Nigri, presidente da Arquitetura Humana, empresa especializada em gerenciamento estratégico de pessoas, ouvir uma observação desfavorável incomoda sempre. "Não existe essa história de 'vou fazer uma crítica construtiva'. É quem a recebe que vai determinar se ela pode ser ou não construtiva", afirma.

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