sábado, fevereiro 15, 2014

Inflação de produtos típicos do verão fica acima do índice oficial.


Os produtos de alto consumo no verão subiram mais que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) nos últimos doze meses. A chamada “inflação de verão”, divulgada ontem sexta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), ficou em 8,61% – contra os 5,59% da inflação do período. O maior aumento registrado foi no preço das bebidas. 
 
O economista responsável pelo levantamento, André Braz, destaca que a inflação neste tipo de produto não é efeito apenas do forte calor que tem feito desde o início do ano. Ou seja, não é um aumento sazonal. “Esses aumentos não aconteceram exclusivamente no verão de 2014, são aumentos que aconteceram do verão passado ao atual", explicou. No consumo fora de casa, os sucos de fruta subiram 13,83%, cervejas e chopes tiveram 10,92% de aumento , enquanto refrigerantes e água mineral ficaram 9% mais caros. 
 
Para a compra nos supermercados, houve aumento de 16,16% nas polpas de fruta; de 11,69% nas cervejas; e de 9% nos refrigerantes e nas águas. Item fundamental para encarar o sol, o protetor solar ficou 8,48% mais caro. Na onda de dar visibilidade a preços abusivos e a valores justos, o Ministério do Turismo lançou nesta sexta a campanha "Jogo limpo", para estimular viajantes, empresários e veículos de comunicação a compartilhar nas redes sociais da pasta o lema “Turismo a um preço justo”, com textos e fotos de hotéis, companhias aéreas, restaurantes e outros serviços públicos e privados. Na segunda etapa, o ministério vai lançar uma cartilha com dicas de viagem e contratação de serviços turísticos. Os empresários do setor, que aderirem à campanha, receberão o selo "Eu Jogo Limpo".

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