Os produtos de alto consumo no verão subiram mais que a inflação medida
pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) nos últimos
doze meses. A chamada “inflação de verão”, divulgada ontem sexta-feira
(14) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas
(Ibre-FGV), ficou em 8,61% – contra os 5,59% da inflação do período. O
maior aumento registrado foi no preço das bebidas.
O economista
responsável pelo levantamento, André Braz, destaca que a inflação neste
tipo de produto não é efeito apenas do forte calor que tem feito desde o
início do ano. Ou seja, não é um aumento sazonal. “Esses aumentos não
aconteceram exclusivamente no verão de 2014, são aumentos que
aconteceram do verão passado ao atual", explicou. No consumo fora de
casa, os sucos de fruta subiram 13,83%, cervejas e chopes tiveram 10,92%
de aumento , enquanto refrigerantes e água mineral ficaram 9% mais
caros.
Para a compra nos supermercados, houve aumento de 16,16% nas
polpas de fruta; de 11,69% nas cervejas; e de 9% nos refrigerantes e nas
águas. Item fundamental para encarar o sol, o protetor solar ficou
8,48% mais caro. Na onda de dar visibilidade a preços abusivos e a
valores justos, o Ministério do Turismo lançou nesta sexta a campanha
"Jogo limpo", para estimular viajantes, empresários e veículos de
comunicação a compartilhar nas redes sociais da pasta o lema “Turismo a
um preço justo”, com textos e fotos de hotéis, companhias aéreas,
restaurantes e outros serviços públicos e privados. Na segunda etapa, o
ministério vai lançar uma cartilha com dicas de viagem e contratação de
serviços turísticos. Os empresários do setor, que aderirem à campanha,
receberão o selo "Eu Jogo Limpo".
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