A qualidade dos serviços de distribuição de energia elétrica melhorou
em 2017 na comparação com o ano de 2016, de acordo com pesquisa
divulgada hoje (15) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Pelo estudo, houve uma redução de 9,23% na quantidade de horas em média
em que os consumidores ficaram sem energia e de 7,55% na frequência das
interrupções de energia.
Para elaborar os resultados, a Aneel
trabalha com dosi indicadores que medem a Duração Equivalente de
Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e a Frequência Equivalente de
Interrupção por Unidade Consumidora (FEC).
De acordo com a
pesquisa, os consumidores ficaram 14,35 horas em média sem energia no
ano passado contra 15,81 horas em média, em 2016 – uma redução de 9,23% e
o menor valor registrado para o indicador.
Já na avaliação da
frequência da queda de energia, em 2017 foram registradas de 8,20
interrupções em média por consumidor, contra 8,87, em 2016.
Os números mostram ainda que houve redução nas indenizações pagas aos
consumidores em razão dos problemas com a queda do serviço: de R$ 571,12
milhões, em 2016, para R$ 477,16 milhões, em 2017.
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