O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
(Inep) encerra hoje (16) a coleta de dados da segunda etapa do Censo
Escolar, o módulo Situação do Aluno. Todas as escolas públicas e
privadas que participaram da fase anterior, referente às matrículas
iniciais, deverão declarar agora, por meio do sistema online Educacenso, informações sobre movimentação escolar e rendimento dos estudantes observados ao final do ano letivo.
Posteriormente, esses dados prestados pelos estabelecimentos de
ensino serão usados para calcular taxas de aprovação e abandono escolar,
auxiliando na implementação de políticas públicas.
Os resultados
preliminares da segunda etapa poderão ser consultados via Educacenso no
dia 2 de abril, nos Relatórios Gestores. De 2 a 16 de abril estará
aberto o prazo de retificação dos dados preenchidos pelas escolas, na
própria tela do módulo Situação do Aluno. A publicação final dos
resultados está prevista para 14 de maio.
O Inep destaca que os
números da segunda etapa compartilhados pelas escolas são especialmente
importantes neste ano, em razão do Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica (ldeb), cuja apresentação é bienal. Criado pelo instituto em
2007, o Ideb sintetiza o fluxo escolar e o grau de aprendizagem. O
índice reúne médias de desempenho obtidas pelo Sistema de Avaliação da
Educação Básica (Saeb), por meio da Prova Brasil, que aprecia o nível de
assimilação dos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, e resgata
as taxas de aprovação a partir das informações de rendimento declaradas
no módulo Situação do Aluno do Censo Escolar.
Com variação de 0 a
10, o Ideb tem metas que se diferenciam conforme a realidade de cada
escola. Ainda assim, estabeleceu-se um objetivo único de se alcançar 6
pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países
desenvolvidos. O indicativo mais recente,
de 2015, aponta 5,5 pontos para os anos iniciais do ensino fundamental,
4,5 para os finais do fundamental e 3,7 no âmbito do ensino médio.
Somente o primeiro dos três atingiu o mínimo esperado. As metas eram de
5,2, 4,7 e 4,3 pontos, respectivamente.
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