O Banco Central (BC), a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas
(CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) assinaram hoje
(6) acordo de cooperação técnica para estimular ações coordenadas na
área de cidadania financeira, de inclusão e de proteção aos usuários de
produtos e serviços financeiros. Os consumidores terão acesso a
palestras e a cursos de educação financeira para aprenderem a gerir
melhor o próprio dinheiro.
Pelo acordo, que tem duração de dois anos, o BC divulgará conteúdos de educação financeira na plataforma digital Cidadania Financeira.
O órgão também promoverá ações de capacitação e treinamento. O SPC
Brasil compartilhará o conteúdo produzido pelo BC em seus canais, como o
site Meu Bolso Feliz e o aplicativo SPC Consumidor. A entidade repassará pesquisas à autoridade monetária.
Segundo
o diretor de Relações Institucionais e Cidadania do BC, Isaac Sidney
Ferreira, a bancarização (acesso a serviços bancários) cresceu 3,3% nos
últimos dez anos. Ele, no entanto, disse que grande parte da população
usa mal o crédito e se endivida além do necessário. De acordo com o
diretor, a melhoria da gestão poderá refletir-se na redução do spread bancário – diferença entre os juros que os bancos captam recursos e as taxas que eles oferecem aos tomadores finais.
“Todos
nós temos de promover a cidadania financeira, daí a importância de o
Banco Central firmar parcerias. Vamos conjugar esforços, fazer o
intercâmbio de dados agregados, casando demandas e acessos a serviços
financeiros. Esse diagnóstico comportamental daquele que usa o varejo e o
crédito pode nos ajudar a avaliar o impacto de políticas públicas
importantes”, declarou o diretor após assinar o acordo.
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