Até a próxima sexta-feira (25), moradores do Distrito Federal
(DF) poderão negociar o pagamento de dívidas em aberto, regularizando
seu Cadastro de Pessoa Física (CPF), e receber orientações de uma equipe
da Serasa sobre como manter seu orçamento em dia. O atendimento,
oferecido gratuitamente, está sendo feito no horário comercial, no
interior de um caminhão adaptado para receber o público, no bairro de
Jardins Mangueiral, em São Sebastião, cidade do DF.
Além de poder tirar o nome da lista de inadimplentes, moradores do
bairro e de áreas vizinhas também poderão verificar sua avaliação
conforme o chamado Serasa Score, um sistema que atribui à pessoa uma
nota que varia de 0 a 1.000 pontos, com base em seu nível de
adimplência, ou seja, sua capacidade de quitar suas contas. A pontuação
do Serasa Score é útil para que o consumidor entenda, por exemplo, por
que tem seu cadastro negado ao solicitar empréstimos a bancos.
Marcos Ribeiro de Azevedo, chefe do gabinete da administração do
Jardim Botânico, que abrange o complexo do Jardins Mangueiral, afirmou
que a iniciativa faz muito sentido no contexto da região, que,
estruturada a partir do Programa Minha Casa, Minha Vida, tem grande
densidade populacional e ainda está sendo, gradualmente, assistida pelo
poder público.
"A crise atingiu todo mundo. E o Jardins Mangueiral tem uma
característica muito interessante: ele começa com uma ocupação de
funcionários públicos. São bombeiros, policiais militares, professores,
que sofrem, já, há algum tempo, com um endividamento grande por
empréstimos, que excede até mesmo seus salários", destacou.
Azevedo defendeu que qualquer pessoa, embora tenha uma renda baixa,
consegue poupar, todo mês, uma quantia de dinheiro. "Acho que vai muito
mais pela cultura do que pela possibilidade. Porque nós temos o hábito
de ganhar e gastar. Se você ganha um maior salário, se endivida mais, em
razão desse salário maior. É algo muito mais cultural do que de
possibilidade."
Outro serviço que estará disponível no caminhão itinerante é o Serasa
Antifraude, que avisa ao usuário cadastrado sempre que alguma
movimentação utilizando seu CPF é detectada. Além dos alertas, o sistema
também mantém o consumidor informado por meio de relatórios quinzenais
sobre as operações feitas em seu nome.
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