O Facebook divulgou em nota hoje (28) que vai adotar no Brasil, antes
das eleições deste ano, ferramentas de transparência em anúncios
políticos. Os recursos já haviam sido divulgados em maio pela empresa,
mas estavam funcionando em poucos países, como nos Estados Unidos. A
medida tem como foco as eleições, valendo para conteúdos políticos em
geral.
Os anúncios políticos impulsionados por páginas entraram na mira de
questionamentos de autoridades e organizações da sociedade civil quando o
Facebook passou a ser questionado pela influência em disputas como as
eleições dos Estados Unidos de 2016 e o referendo de saída do Reino
Unido da União Europeia, o Brexit.
A empresa foi bastante criticada pelo vazamento de dados de milhões
de usuários, que teriam sido usados pela empresa britânica de marketing
digital Cambridge Analytica, no pleito de 2016, em favor do ganhador,
hoje o presidente Donald Trump. A possível influência de forças russas
neste processo, por meio da plataforma, motivou a abertura de uma
investigação no Congresso do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário