Quando não bem controlado, o uso do crédito pode gerar um volume de
compras que excede o orçamento, levando os consumidores à inadimplência.
Dados de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de
Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC
Brasil), apontam que 58% dos consumidores que recorreram ao crediário no último ano já ficaram negativados por atrasar prestações e
48% dos usuários de cartão de crédito por não pagarem a fatura. Por
outro lado, o cheque especial (30%) foi a modalidade que menos deixou
quem utiliza o serviço com nome sujo.
O levantamento mostra também que antes de contratar crédito, parte de
seus usuários costumam analisar as tarifas e os juros praticados ao
fazer um financiamento (71%) ou contrair um empréstimo (70%). Enquanto
45% ignoram as taxas do cheque especial e três entre dez (30%)
reconhecem que não avaliam os encargos do cartão de crédito na hora de
aceitar uma proposta.
Ao serem questionados sobre quais gastos controlam entre as
modalidades utilizadas, 85% afirmam que ficam de olho no cheque
pré-datado, 77% nas parcelas do financiamento e 75% do empréstimo. Ao
mesmo tempo, o crediário (31%) e o cartão de crédito (30%) são os
instrumentos que têm menor atenção.
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