A Federação Norte-rio-grandense de Futebol lança nesta quinta-feira
(17) o “Torcedômetro da Vida. Doe e marque um golaço!”, campanha social
em parceria com o Hemonorte e a Arena das Dunas, para incentivar a
doação de sangue entre as torcidas dos clubes do Rio Grande do Norte.
Para isso, a ação vem reforçar que a rivalidade no futebol é somente
dentro de campo e que fora dele todos lutam pela mesma causa: doar
sangue e salvar vidas. No Hemonorte, o estoque de bolsas de sangue está
longe da meta, que é de mil bolsas por mês.
O lançamento será a partir das 11h, no Hemonorte, em Natal, com a
presença de jogadores de ABC, América-RN e do mascote do Campeonato
Potiguar, o Cajulino. Os 30 primeiros torcedores que doarem sangue até
sexta-feira (18), ganharão um ingresso para o “Clássico Rei da Paz”, que
acontece no próximo domingo (20), às 16h, no Frasqueirão. Além disso,
também estarão concorrendo a participação de uma ação no intervalo do
jogo, em campo, com o Cajulino.
De acordo com José Vanildo da Silva, presidente da FNF, a iniciativa
vai além da realização dos jogos do Campeonato Potiguar, buscando o
envolvimento de toda a sociedade para que o simples gesto de doar sangue
reforce uma atitude de solidariedade.
“A FNF cria essa iniciativa buscando parceiros, como o Hemonorte,
numa forma de salvar vidas. Falar de futebol é muito mais do que uma
partida em campo, mas fomentar o alcance social para a solidariedade. Em
razão da força que o futebol possui para a sociedade, gerando o
bem-estar ao público, a Federação lança essa campanha para que o
torcedor de cada clube do Rio Grande do Norte contribua com um gesto de
amor e que vai salvar uma vida. O ‘Torcedômetro’ vai mostrar que o
futebol potiguar para ajudar o nosso Estado”, conta José Vanildo.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, no Brasil, cerca de
1,6% da população doa sangue – 16 a cada mil habitantes. Embora o
percentual fique dentro dos parâmetros da OMS – de pelo menos 1% da
população – o Ministério da Saúde tem trabalhado para aumentar o número
de doadores. Para a coordenadora do Serviço Social do Hemonorte, Miriam
Mafra, a expectativa da campanha é atingir a meta e tornar o ato de
doação de sangue rotineiro entre os potiguares.
“A importância dessa campanha é o fato de que a doação seja um
sentimento de união entre as torcidas. O foco da doação é salvar vidas,
mesmo diante das preferências de cores e times. Por isso, é importante
essa sensibilidade para criarmos essa rede de solidariedade. Atualmente,
nosso estoque de sangue está baixo, em decorrência das férias e do
período da alta estação, em que muitas pessoas estão fora de capital.
Nossa meta é atingirmos cerca de mil bolsas por mês. Dessa forma,
contamos com a doação de todos os clubes e dos seus torcedores para
estarmos juntos nessa grande ação”, espera Miriam.
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