quinta-feira, janeiro 31, 2019

Governo e prefeituras discutem medidas para enfrentar crise na saúde.

A governadora Fátima Bezerra reuniu, nessa quarta-feira, 30, o prefeito de Natal, Álvaro Dias; a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini; equipes de gestores das secretarias municipais e estadual (Sesap), e parte do secretariado, com o objetivo de firmar um pacto interfederativo para enfrentar a crise da saúde pública, que apresenta um quadro preocupante, com pacientes nos corredores de hospitais e filas para cirurgias eletivas e exames complementares.

O caminho apresentado pelo Governo do Estado é o fortalecimento da regionalização da saúde em todo o Rio Grande do Norte, começando pelas cidades-polo, e um plano emergencial de curto prazo para racionalizar recursos e pessoal no atendimento à população.

Como ação concreta e início do plano emergencial, foi instituído o grupo de trabalho permanente, formado pelos gestores da saúde e equipe financeira. O grupo terá como primeira missão analisar e encontrar os valores necessários para atender os serviços de saúde pública, dos municípios de Natal e Mossoró. Os gestores terão prazo de oito dias para apresentar estes números ao Governo do Estado.

Apresentados estes dados, o Governo pretende estabelecer um fluxo mensal de repasses capaz de possibilitar a manutenção dos serviços de saúde de Natal e Mossoró, buscando reduzir as filas à espera de atendimento para cirurgias eletivas e exames, e por fim aos pacientes em corredores dos hospitais do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário