terça-feira, janeiro 29, 2019

Procedimento inédito na rede pública do RN será oferecido no Hospital Onofre Lopes.

O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), começou a utilizar, na segunda-feira (28/01), dois equipamentos para videoestroboscopia da laringe, permitindo a execução de procedimento inédito na rede pública do Rio Grande do Norte, com investimento total de R$ 293 mil.

Os aparelhos realizam um exame endoscópico que estuda desde a região da base de língua, até garganta e pregas vocais. Avalia também a vibração das pregas vocais, quanto a periodicidade, simetria, amplitude, onda mucosa e rigidez, através do uso de uma fonte de luz especial, chamada de luz estroboscópica.

O estroboscópio consiste num dispositivo óptico que permite estudar e registrar o movimento contínuo ou periódico de elevada velocidade, com o objetivo de o fazer parecer estático, aumentando a precisão da análise.

De acordo com o Dr. Alexandre Fernandes, otorrinolaringologista do Huol, os equipamentos “irão ampliar a capacidade de diagnóstico nos estudos de laringe, permitindo análise tanto orgânica quanto funcional das desordens laríngeas”.

Os pacientes com rouquidão, disfonia e alterações gerais na voz serão os beneficiados diretos, além dos profissionais e residentes em saúde, que ampliarão a utilização de tecnologia na assistência e aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário