Pelo menos uma em cada três disciplinas nas escolas do Brasil é
ministrada por professores sem formação específica, de acordo com dados
do Censo Escolar divulgados hoje (31) pelo Instituto Nacional de Estudos
e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A porcentagem varia de acordo com a etapa de ensino. No ensino médio,
61,9% das disciplinas são dadas por professores licenciados na mesma
área. Já no ensino fundamental, essa porcentagem é 58%.
Nos anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, 63,1% das
disciplinas são ministradas por professores com licenciatura na mesma
área. Nos anos finais, do 6º ao 9º ano, a porcentagem cai para 51,7%, o
que significa que quase a metade das disciplinas é dada por professores
que não são formados especificamente na área lecionada.
A situação muda de acordo com a região do país. A maior parte das
disciplinas ministradas por professores com formação específica está no
Sudeste, onde todas as etapas contam com pelo menos 67% das aulas com
professores mais preparados.
Já a Região Nordeste reúne os piores indicadores. Nos anos finais do
ensino fundamental, a porcentagem de disciplinas com professores com
formação para ministrá-las chega a apenas 33,6%, nos anos finais do
ensino fundamental.
Ao todo, segundo o Censo, o país tem 762.884 professores atuando na
educação básica. Desses, 77,3% têm alguma licenciatura, 1,2% tem apenas
um bacharelado e 6,3% estão na faculdade. Outros 11% têm formação normal
ou magistério e 4,3%, apenas ensino médio ou inferior. Nos últimos
cinco anos, desde 2014, todas as formações apresentaram redução, com
exceção dos professores licenciados, cuja porcentagem era 71,5%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário