quinta-feira, janeiro 30, 2014

Mascar chiclete causa dor de estômago? Faz perder a fome? Veja mitos e verdades.

image

Muitos têm costume de mascar chicletes e ficam temerosos com as consequências desse hábito. Mas existem coisas boas nessa mania, como melhorar a digestão, aliviar o estresse e até tratar problemas da articulação temporomandibular (ATM), desde que o hábito não seja cultivado ao exagero, claro. Dois chicletes por dia é uma boa medida.

Conheça abaixo alguns mitos e verdades sobre o chiclete.
1. Chiclete causa dor de estômago ou gastrite
PARCIALMENTE VERDADE: Segundo o diretor da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Carlos Alberto Werutsky, pessoas com predisposição e aquelas que já sofrem de gastrite ou úlcera podem sofrer desse mal. Para as demais, mascar chiclete não provoca dor de estômago nem gastrite. Pelo contrário. O dentista Alexandre Bussab explica que o chiclete promove um bom funcionamento do sistema digestivo, já que estimula a salivação e melhora o funcionamento dos órgãos envolvidos nesse processo.

2. Mascar ajuda a emagrecer ou saciar a fome
PARCIALMENTE VERDADE: “A ajuda pode ser muito pequena e individual. Se, durante a mastigação do chiclete, o efeito sensorial nas papilas gustativas for maior do que o estímulo de secreção do suco gástrico, pode ajudar”, explica o nutrólogo. Se acontecer o contrário, porém, pode estimular o apetite ainda mais. Na prática: funciona como inibidor de fome quando ainda tem o sabor que dá a sensação de ter comido algo gostoso. Após isso, quando a mastigação continua ininterrupta, causa efeito contrário. Logo, não fique mascando por horas a fio aquele chiclete já sem gosto.

3. Mascar chiclete pode aumentar os gases gastrointestinais
VERDADE: “Pessoas ansiosas mascam chiclete e, ao mesmo tempo, engolem ar (aerogastria)”, explica Werutsky. Essa prática aumenta os gases significativamente. (iG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário