terça-feira, janeiro 28, 2014

Dilma se reúne com Fidel Castro em Havana e fala sobre o Mais Médicos.

Fidel Castro e Dilma Rousseff se encontram em Havana nesta segunda-feira (27). (Foto: Alex Castro/Cubadebate/AP)
Fidel Castro e Dilma Rousseff se encontraram em Havana ontem segunda-feira (27)

A presidente Dilma Rousseff se reuniu ontem segunda-feira (27), em Havana, com o líder cubano Fidel Castro, de 87 anos, que também recebeu a primeira-ministra da Jamaica, Portia Simpson-Miller, informou a imprensa oficial do país.

Segundo o site oficial Cubadebate, Dilma e Fidel – que está afastado do poder desde 2006, mas ainda exerce influência sobre a ilha – falaram sobre o Porto de Mariel e sua Zona Especial de Desenvolvimento. A presidente brasileira também conversou com Fidel sobre sua satisfação com o trabalho dos milhares de cubanos que fazem parte do programa federal Mais Médicos.

Segundo o Cubadebate, o encontro fraternal “foi uma expressão do afeto e da admiração entre Fidel e Dilma”.

Além disso, a presidente brasileira e o presidente da ilha, Raúl Castro, irmão mais novo de Fidel, inauguraram na segunda um moderno terminal de contêineres que contou com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Ainda na segunda-feira, Fidel conversou com a primeira-ministra da Jamaica sobre a parceria dos dois países em áreas como saúde, educação e esporte, entre outras.

O site Cubadebate divulgou fotografias dos dois encontros do líder cubano, que aparece conversando com os governantes e vestido com uma já tradicional roupa esportiva.

Dilma e outros presidentes latino-americanos e do Caribe estão em Cuba para participar da 2ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), que começa nesta terça-feira (28) em Havana.

Além desses encontros, Fidel também almoçou no domingo (26) com a presidente da Argentina,Cristina Kirchner, a primeira chefe de Estado latino-americana a chegar a Cuba para a cúpula da Celac.

Nenhum comentário:

Postar um comentário