domingo, fevereiro 09, 2014

Meu ar-condicionado, minha vida.

Ar-condicionado: aparelho está presente em 5% dos domicílios brasileiros 

Como o produto mais desejado e disputado deste verão se tornou o novo símbolo da ascensão da classe média, mostrando que o brasileiro está disposto a pagar o que for preciso para comprar seu próprio frio.

Em seu livro A Riqueza e a Pobreza das Nações, o historiador americano David Landes, da universidade de Harvard, descreve o calor como inimigo da prosperidade. Como exemplo, afirma que só depois do advento do ar-condicionado as cidades do Sul dos Estados Unidos ficaram ricas. Pois o Brasil que quer ficar mais próspero também gasta — e muito — para comprar seu próprio frio. As vendas dobraram em 2013, ainda que diante de preços pouco acessíveis. Um aparelho custa, em média, 1 000 reais, sem contar os gastos com instalação, que podem triplicar esta conta. Com o aumento da demanda, há filas de espera de até 15 dias para a aquisição do produto. Mais que um mero resfriador de temperatura, o ar-condicionado é, hoje, o mais novo símbolo da ascensão da classe média.

As previsões meteorológicas mais recentes dão conta que nunca houve um verão tão severo no Centro-Sul do país. A seca deve prevalecer, pelo menos, até a segunda metade de fevereiro, aponta a Somar Meteorologia. Mas muitas famílias brasileiras não estão dispostas a economizar no orçamento e aguentar mais semanas (ou verões) tão quentes. As filas para comprar o aparelho fazem voltar à memória o período de escassez caraterístico da hiperinflação. Segundo varejistas consultados pelo site de VEJA, a venda é praticamente instantânea à chegada do produto às lojas. O prazo de instalação é de, no mínimo, três semanas. “Com o aumento da demanda, a logística e o estoque dos fabricantes não comportam as vendas”, afirma Rodrigo Men, diretor comercial da FR Climatização, em São Paulo, que vende e instala os aparelhos. Na Passos Ar-Condicionado, também na capital paulista, são mais de 30 novos clientes que procuram a empresa diariamente para contratar os serviços.

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