domingo, março 08, 2015

Impulsionado por Corinthians e Palmeiras, Paulistão tem crescimento de público.

Já virou rotina. Entra ano, sai ano, o Campeonato Paulista é recebido com má vontade. Critica-se a forma de disputa, que sempre tem grupos desequilibrados; o excesso de times (20) e, por consequência, de jogos; e o baixo nível técnico, entre outros fatores. No entanto, o torcedor parece estar curtindo o torneio de 2015. Nas sete primeiras rodadas, a média de público é 22% maior do que a do torneio de 2014. São 6.920 pagantes por partida, ante 5.675 do ano passado.

É claro que os clubes grandes salvam a pátria, num campeonato que vez ou outra registra público inferior a mil pessoas. Juntos os quatro têm média de 15.096 torcedores por jogo. Mas quem tem contribuído mesmo para este sucesso de público são Palmeiras e Corinthians. Quando um deles joga em casa é garantia de estádio cheio.

Dois fatores explicam a média de 21.626 pagantes por jogo de Corinthians e de 20.856 de Palmeiras (o confronto contra o Bragantino, realizado neste sábado, não está incluído): o fato de ambos estarem atuando em suas novas arenas e de terem programas de sócio-torcedor bastante eficientes. “Levar bom público ao estádio depende do rendimento do time, mas a associação das novas arenas com o sócio-torcedor tem grande influência (para o sucesso de público)”, diz o consultor Amir Somoggi.

Gerente de operações do Itaquerão, Lúcio Blanco destaca que o aperfeiçoamento do processo de venda de ingressos contribuiu para o aumento de público – em casa, o time tem média de 27.361 pagantes/jogo neste Paulistão. “Sem dúvida a arena é um atrativo mas a cada ano a gente vai ajustando o processo e apresentando de forma clara a política de preços.”

Neste início de 2015 uma novidade atraiu os fãs, sobretudo os do programa Fiel Torcedor: um pacote com os oito jogos do time em Itaquera na primeira fase do Paulista, além do amistoso contra o Casuals e do jogo com o Once Caldas na fase preliminar da Libertadores. “E teve plano em que o desconto para o comprador foi de 70%. No plano de R$ 50, o desconto chegou a 50%”, afirma Blanco. “Com isso, garantimos público no estádio e receita.”

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