sábado, agosto 22, 2015

Campanha de combate à doenças vasculares oferece chek-up gratuito à população.

Varizes, aneurismas e acidentes vasculares cerebrais (AVC), são algumas doenças vasculares que podem atingir qualquer pessoa, principalmente na fase adulta. Sabendo disso, a Sociedade Brasileira de Angiologia do Rio Grande do Norte (SBACV) realiza neste sábado (22), a Campanha Nacional de Combate às Doenças Vasculares. Durante todo o dia, a população terá acesso a um check-up vascular gratuito. Os atendimentos acontecem até às 18h, no Midway Mall.

Segundo o presidente da SBACV, o cirurgião cardiovascular Gutemberg do Amaral Gurgel, a ação deste sábado tem como objetivo orientar a população quanto à prevenção.

“O cuidado precoce com a saúde pode evitar as doenças cardiovasculares. Doenças como tromboses venosas e varizes podem ser evitadas. Por isso, durante o check-up, iremos orientar a população sobre como ela deve agir para não ter uma doença. Também faremos exames de ultrassonografia na carótida, que fica na região do pescoço, para vermos se há evidência de um possível AVC”, explicou.

Pessoas com diabetes, problemas na pressão arterial ou que possuem histórico de familiares acometidos por doenças vasculares, são mais suscetíveis a terem problemas vasculares. Esse é o caso da aposentada Dioneide Silva de Melo, 52 anos. Hipertensa, pré-obesa e deficiente física, a aposentada teme ser acometida por alguma doença vascular grave devido o histórico da família.

Para evitar os problemas vasculares a recomendação médica é ter uma vida saudável. Segundo Gutemberg do Amaral, retirar maus hábitos, como fumar, e ter uma alimentação balanceada fatores determinantes para evitar o acometimento de AVCs e aneurismas.

“A população deve seguir cinco itens básicos para evitar as doenças vasculares. Primeiramente ela não deve fumar e nem comer coisas gordurosas. Controlar a diabete e a pressão arterial também são fatores essenciais para evitar essas doenças. E, por fim, é preciso manter uma vida saudável, com a realização de exercícios físicos regularmente”, recomendou o presidente da SBACV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário