Assim como nas eleições de 2014 e 2012,
neste ano será possível acompanhar a divulgação de pesquisas eleitorais
do IBOPE Inteligência pelo smartphone e tablet. Isso porque a empresa
lança nesta terça-feira uma nova versão do aplicativo que apresenta os
resultados das pesquisas de intenção de voto.
Com um visual totalmente remodelado e
novas ferramentas em relação à eleição passada, o IBOPE Eleições torna
mais simples e prático o acesso às pesquisas eleitorais da empresa. A
novidade, desta vez, é que as informações serão disponibilizadas no
momento em que forem divulgadas pelos clientes.
Navegação no aplicativo
Bastante simples, o app apresenta quatro
páginas. Na “Home”, o usuário seleciona a cidade que quer acompanhar e
visualiza os resultados em um gráfico, que também exibe o desempenho de
cada candidato de acordo com idade, sexo, escolaridade e renda do
eleitor, além da avaliação sobre o atual prefeito.
A segunda página chama-se “Notícias” e apresenta os resultados das pesquisas em formato de texto.
A terceira, “Alertas”, permite que o
usuário configure o recebimento de notificações quando uma nova pesquisa
de um município estiver disponível para consulta no app.
A última aba é de “Metodologia” e explica como são realizadas as pesquisas eleitorais do IBOPE Inteligência.
O app é gratuito e está disponível para Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ibopeinteligencia.eleicoes2016)
Acesso às pesquisas
O aplicativo é uma
das formas de acesso às pesquisas eleitorais realizadas pelo IBOPE
Inteligência para divulgação. A informação é apresentada em forma de
gráficos com resultados de intenção de voto total, voto válido e por
segmentos como idade, escolaridade, sexo e faixa de renda familiar do
entrevistado.
Outra forma de acesso aos dados é no site www.ibopeinteligencia.com/eleicoes.
Lá, além dos gráficos e do texto que destaca as principais
movimentações na opinião do eleitorado (também presente no aplicativo),
disponibilizamos o relatório completo da pesquisa, em PDF, com todas as
perguntas do questionário – inclusive aquelas que ganharam menor
visibilidade na divulgação feita pelo contratante – e resultados sobre o
total da população pesquisada e também por segmentos como sexo, idade,
escolaridade e faixa de renda familiar. Via Portal no Ar.
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