De acordo com o ministério, pela primeira vez, serão contemplados
projetos para canais web e aplicativos, além de festivais e mostras de
audiovisual. As inscrições começam nesta sexta-feira (7), a partir da
meia-noite, e poderão ser feitas até 21 de agosto. O objetivo é
enriquecer e modernizar os editais já conhecidos, como os de curta
metragem, com o incentivo à produção de novas mídias. “O jovem hoje se
comunica pela internet. Você é produtor e distribuidor do conteúdo que
prepara”, disse a secretária de Audiovisual da pasta, Mariana Ribas.
Segundo
a secretária, o refinamento exigiu reflexão, para preservar um “dos
grandes legados”, e não “somente repetir” os antigos entendimentos.
“Temos que identificar quais as vocações do mercado, entender o que o
jovem deseja.”
Peça que tem sobressaído no meio audiovisual, o
canal web gratuito é contemplado em um edital específico, o juventude
vlogueira. Na categoria, serão selecionadas 16 propostas de tema livre. O
interessado, que deve ter entre 18 e 29 anos, poderá concorrer mesmo se
já tiver outros canais, mas a proposta apresentada tem de ser original.
Cada escolhido receberá R$ 50 mil e terá que abastecer o canal com, no
mínimo, dois vídeos por mês, com duração de 5 a 15 minutos.
“O
interessante da cultura digital é exatamente poder criar nichos,
diversidade, mas cada um ter seu foco. Tem um mundo de feministas que
estão indo por essa linha e se destacam. Você pode ter, em paralelo, os
canais dos gamers [jogadores] que fazem vídeos sobre jogos. É
falar sobre a sua área, de forma bastante específica. A gente quer ver
essa diversidade de temáticas nos editais e dar essa possibilidade a
quem ainda não tem sustentabilidade neste mercado“, afirmou a
coordenadora de Novas Mídias na secretaria, Lina Távora, mestre em
cinema.
Iniciantes na área do audiovisual poderão pleitear
tutoria de profissionais do ramo. O treinamento é previsto no edital de
desenvolvimento de roteiros, que dará R$ 40 mil a cada um dos 12
projetos selecionados.
Afinado com a robustez digital, o edital
App pra Cultura destinará R$ 20 mil para cada um dos 40 aplicativos e
jogos eletrônicos dedicados à difusão desse ramo. A regra é que metade
deles crie exclusivamente conteúdo relacionado a cinema.
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