Mais da metade das empresas de micro e
pequeno porte no Brasil são familiares, ou porque tem sócios com algum
grau de parentesco ou por ter alguém da família dos proprietários como
funcionário. 52% dos pequenos negócios do país têm esse perfil.
No Rio Grande do Norte, as empresas com
parentes representam 42% dos negócios de pequeno porte, o maior
percentual registrado entre todos os estados. A constatação é de um
estudo feito pelo Sebrae e divulgado nesta semana, mostrando a realidade
da gestão das empresas brasileiras. O levantamento revela ainda que,
curiosamente, quanto maior o porte do negócio, maior é a participação de
familiares. A pesquisa, realizada no fim do ano passado, ouviu 6.617
empresários desse segmento.
O estudo indicou que um quarto dos
entrevistados têm como sócio algum familiar e pouco mais de um quinto
das empresas tem algum empregado que é parente de algum dos sócios da
organização. Negócios entre familiares tendem a gerar uma relação de
confiança, o que leva muitos empreendedores a envolver pessoas da
família, seja como sócios ou mesmo como empregados.
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