segunda-feira, outubro 02, 2017

Estudo mostra que maioria dos que deixam prisão volta para o crime.

Mais da metade dos presos que deixam o sistema penitenciário em Minas Gerais (51,4%) voltam a cometer crimes. É o que mostra a inédita taxa de reincidência criminal no estado elaborada pelo sociólogo e coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Segurança Pública (Cepesp) da PUC Minas, Luis Flávio Sapori, em parceria com os doutorandos Roberta Fernandes Santos e Lucas Wan Deer Maas. Os três apresentaram o estudo no artigo Fatores sociais determinantes da reincidência criminal no Brasil – O caso de Minas Gerais.

O objetivo dos estudiosos vai além de apurar o indicador: levantar o perfil dos reincidentes e comparar com o daqueles que não cometeram mais crimes, com a finalidade de diagnosticar possíveis fatores individuais que ajudam a explicar a reincidência.
 
O estudo levou em conta uma amostragem de 800 detentos que deixaram presídios em 2008, após cumprir pena ou conseguir liberdade condicional. Destes, 411 foram indiciados pela Polícia Civil por novo crime em um período de até cinco anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário