A cada 14,4 segundos, no mês de janeiro,
um consumidor brasileiro teve o seu documento de identidade usado
irregularmente por criminosos para obtenção de crédito ou fechamento de
algum negócio, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas
de Fraude.
Perder, então, a carteira de identidade
ou o cartão de Cadastro da Pessoa Física (CPF) na Receita Federal, dobra
a probabilidade da pessoa ser vítima de golpistas, segundo a Serasa.
Para o carnaval, quando ocorre aumento
médio de 25% no número de golpes – assim como em outros feriados
prolongados -, a empresa alerta consumidores e comerciantes a ficarem
atentos às tentativas de fraudes. Entre as recomendações, estão as de
nunca deixar o documento com desconhecido, não fornecer dados pessoais a
estranhos, não confirmar informações pessoais por telefone, não fazer
cadastro em sites que não sejam de confiança, não andar com talão de
cheques ou folhas já assinadas, utilizar caneta própria para preencher
cheques e não deixar espaços em branco na folha de cheque.
Outra dica da Serasa para perda ou roubo
de qualquer documento é a procura imediata de uma delegacia policial
para fazer boletim de ocorrência (BO), registrando-o também no sistema
de alerta da Serasa, disponível no endereço
eletrônicowww.serasaconsumidor.com.br/gratuito_roubados.html, ou pelo
telefone (11) 3373 7272. O serviço funciona também para quem teve o
documento extraviado no passado e nunca registrou as informações.
Para o comerciante, a Serasa recomenda
verificar a consistência dos dados informados pelo cliente, em casos de
venda a prazo, e sempre comparar a foto do documento de identificação
com a pessoa que se apresenta no estabelecimento, pedir sempre dois
documentos originais, solicitar o número do telefone residencial e fazer
a checagem dos dados, além de consultar alguma ferramenta de prevenção a
fraudes.
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