A seleção brasileira de futebol está impulsionando as vendas de
cerveja e carne, entre outros produtos, aponta levantamento feito pela
Associação Paulista de Supermercados (Apas). Segundo a entidade, as
vendas da bebida registraram alta de 30% a 50%, e de carne, de até 20%
nas datas em que o time verde e amarelo entrou em campo.
“Com a sinergia das Festas Juninas e o fato de que quase 92% das
pessoas assistem aos jogos em casa, a Copa do Mundo tem sido um grande
impulsionador para o aumento no consumo e, consequentemente, o
crescimento das vendas nos supermercados”, avalia em nota o economista
da Apas, Thiago Berka.
Segundo a Apas, o consumo em dias de jogos se concentra
prioritariamente nos momentos antes da partida, cerca de duas a três
horas antes se o jogo é à tarde, e aproximadamente com uma hora de
antecedência se a partida é disputada pela manhã.
“O curioso é que as vendas pós jogo se mantêm abaixo da média de um
dia comum, demonstrando que os consumidores tendem a estocar produtos
para não precisarem mais sair de casa”, explicou o economista.
A data do jogo também influencia nos produtos mais comprados pelo
torcedor. Se o jogo é à tarde ou próximo de um final de semana, cerveja,
refrigerante e carnes para churrasco são os mais vendidos.
As vendas de aperitivos também se destacam neste período, sendo
linguiça, salame e bacon contando com até 20% a mais de comercialização,
e amendoim e pipoca, com aumento até 25% superior de vendas.
Já para os jogos disputados pela manhã, pães, frios, sucos e
laticínios também vendem mais, uma vez que os consumidores buscam
produtos típicos do período matinal. Segundo o levantamento da Apas,
esses produtos têm aumento nas vendas até 10% superiores do que em um
dia habitual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário