quinta-feira, fevereiro 07, 2019

Nova linha de transmissão começa a ser construída no RN.

A Voltalia, empresa de energia renovável e prestadora de serviços, começou a construir a segunda linha de transmissão de 500 KV (quilovolt) no Rio Grande do Norte, incluindo uma subestação, que percorrerá áreas desabitadas para conectar ao cluster de Serra Branca à rede nacional, a 50 km de distância, localizado na cidade de Assú.

A nova linha está adaptada às necessidades de projetos existentes e futuros, como as usinas Ventos da Serra do Mel 1 (VSM 1), com 163 MW, e VSM 2, com 128 MW, atualmente em construção, além de outros, incluindo os 252 MW já vendidos para o investidor internacional de renováveis ​​Actis em 2018.

“Essa nova infraestrutura confirma a ampliação do nosso cluster da Serra Branca. As instalações de transmissão de energia são instrumentais para nossa estratégia no Brasil. Eles nos permitem construir fábricas onde o recurso eólico é melhor e permitir o comissionamento antecipado de plantas. Assim, eles elevam o valor dos projetos desenvolvidos pela Voltalia, caso sejam de propriedade do grupo ou vendidos a parceiros. Com este novo projeto, a extensão total das linhas de transmissão de alta tensão de propriedade da Voltalia no Brasil ultrapassa a marca de 100 km”, comenta Sébastien Clerc, CEO da Voltalia.

O desenvolvimento das instalações foi iniciado internamente pelas equipes da Voltalia, que também contam com parceiros locais. A empresa francesa solicitou das construtoras que confiassem na força de trabalho local e patrocinou um programa de treinamento para trabalhadores de comunidades locais, concedendo-lhes as qualificações a serem contratadas para o projeto. Cerca de 250 pessoas dessas comunidades locais estão envolvidas na construção das instalações de transmissão e das usinas VSM, que mobilizam até 800 pessoas no pico.

O comissionamento das instalações de transmissão deve ser concluído até o final de 2019. Após supervisionar a construção, a Voltalia será responsável pelas atividades de O&M, alavancando as equipes locais já mobilizadas em seus parques eólicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário