O INSS deve apresentar até o fim desta semana um plano detalhado de
ações para tentar zerar, até o fim do ano, a fila de espera por
benefícios. Hoje, 1,3 milhão de pedidos aguardam uma reposta do órgão,
que não conseguiu concluir a análise dessas solicitações no prazo
regular de 45 dias.
A chamada Estratégia Nacional de Atendimento Tempestivo inclui a
fixação de metas de atendimento, controle de produtividade,
possibilidade de os servidores do INSS trabalharem de forma remota (o
chamado teletrabalho), além do bônus para análises extras que os
funcionários do órgão fizerem acima da meta.
Segundo o presidente do INSS, Renato Vieira, o ponto eletrônico dos
servidores será substituído pelo controle de produtividade. “Antes, o
recado era ‘fique na repartição por oito horas’. Agora, ele terá de
atingir uma meta”, afirmou.
Os servidores do INSS precisarão completar 90 pontos por mês, o que
equivale à análise de cerca de cem processos nesse período. Segundo
Vieira, apenas 3,5% dos servidores do órgão entregam esse volume de
trabalho atualmente.
Quando o servidor ultrapassar a meta, ele terá direito a um bônus a
cada novo processo concluído. O valor é de R$ 57,50 por análise
finalizada. “Será um duplo incentivo: atingir a meta e passar da meta”,
afirmou.
Bolsonaro assina MP para antecipar 1ª parcela do 13º a
aposentados. O objetivo, segundo o governo, é movimentar a economia e dar
garantia de pagamento em data fixa
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