Cada vez mais incorporada ao calendário de datas comemorativas do
varejo nacional, a Black Friday deve mobilizar mais empresários neste
ano, acompanhando a tendência de recuperação da economia. Dados apurados
em todas as regiões do país pela Confederação Nacional de Dirigentes
Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil)
mostram que 21% dos empresários brasileiros que atuam no comércio e no
ramo de serviços devem aderir ao dia de promoções da Black Friday 2019,
que neste ano será comemorada no dia 29 de novembro. Se as estimativas
se confirmarem, haverá um crescimento de adesões, uma vez que em 2018,
16% dos empresários participaram do evento.
De modo geral, os empresários que vão aderir a Black Friday estão
esperançosos com a data e veem potencial na edição deste ano. A
pesquisa aponta que 43% dos empresários consultados acreditam que,
durante o evento, as vendas em 2019 serão melhores do que as do ano
passado, enquanto 32% falam em estabilidade. Apenas 11% projetam vendas
piores.
A experiência em anos anteriores explica a razão do otimismo desses
empresários. Dentre os que aderiram a Black Friday em 2018, a maioria
(63%) obteve bons resultados de vendas, seja por terem vendido acima das
expectativas (20%) ou obtido um resultado conforme o esperado (43%). Em
contrapartida, pouco mais de um terço (34%) dos empresários registrou
vendas abaixo do projetado.
Na avaliação do presidente da CNDL, José Cesar da Costa, a Black
Friday é uma data ainda recente no comércio brasileiro, mas que vem
ganhando espaço conforme os anos. “Inspirada nos Estados Unidos, a data
chegou ao Brasil com foco na venda on-line. Hoje, já é possível ver o
varejo físico aderindo às promoções. É uma oportunidade para vender
mais, comercializar estoques parados e também para o empresário avaliar
tendências de compra, tornando a sua marca mais conhecida e fidelizar
novos clientes”, afirma Costa.
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