Pela primeira vez na história, as vendas
de tablets superaram as de notebooks no Brasil. Pelo menos é o que diz
um levantamento feito pela consultoria IDC Brasil: no quarto trimestre
de 2013, foram vendidos 3 milhões de tablets no País – 800 mil unidades a
mais que o número de notebooks comercializados no território nacional
no período. Em comparação com o mesmo período de 2012, o crescimento foi
de 149%.
No total, segundo o IDC, foram vendidos
8,4 milhões de tablets em 2013, em crescimento de 157% em comparação a
2012. “É um resultado inédito para o setor”, diz o analista de mercado
Pedro Hagge, da IDC Brasil. Para ele, a força das vendas mostra
sazonalidade do mercado, mas que não pode ser atribuído apenas às vendas
de Natal. “É certo que o Black Friday veio para ficar”, diz ele.
Segundo o analista da IDC Brasil, além
do preço atrativo, outro fator que justifica esse sucesso nas vendas de
tablets é a diversidade de públicos que este produto atende. “Os
aparelhos customizados para o público infantil, por exemplo, vêm
ganhando forte espaço no segmento, assim como os modelos desenhados para
atender os projetos de educação e governo”, conclui Hagge.
Em levantamento divulgado na última sexta-feira,
a IDC apontou que, em contrapartida, as vendas de computadores
diminuíram 10% no País no último ano, refletindo a preferência dos
consumidores brasileiros por tablets e smartphones. “Os consumidores
estão buscando opções mais econômicas e que, em muitos casos, figuram ao
usuário uma alternativa para consumo e interação”, disse Hagge. Estadão.
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