segunda-feira, janeiro 18, 2016

Gêmeas siamesas separadas estão internadas em estado grave, em GO.

As gêmeas siamesas separadas Júlia e Fernanda Neves, de 5 meses, têm estado de saúde grave, conforme último boletim divulgado pelo Hospital Materno Infantil (HMI), na tarde deste domingo (17). Ainda segundo a unidade de saúde as irmãs nascidas na Bahia estão respirando com a ajuda de aparelhos.

No início da manhã, o estado de saúde delas ainda era gravíssimo, também conforme o hospital. Júlia piorou no sábado (16) por não ter conseguido se estabilizar. Já Fernanda havia sofrido, na quinta-feira (14), um pneumotórax, que é o excesso de ar no diafragma. Segundo o cirurgião pediátrico Zacharias Calil, o problema provoca uma maior dificuldade na respiração. Por isso, foi implantado um dreno de emergência.

Conforme o médico, na ocasião, a situação foi percebida e normalizada imediatamente. “Logo que percebemos já foi colocado o dreno de emergência, que tira o ar para fora do diafragma, e ela voltou a ficar estável. Esse dispositivo deve ser removido em dois ou três dias só com uma anestesia local”, esclareceu o médico. No entanto, a menina voltou a piorar.

Ainda não há previsão de alta para elas. A cirurgia de separação das siamesas foi realizada na última quarta-feira (13). O HMI e o Hemocentro de Goiânia (Hemogo) pedem doações de sangue O positivo para as bebês, que precisam de transfusões durante a recuperação. As duas nasceram unidas pelo tórax e abdômen, compartilhando o fígado e uma membrana do coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário