sexta-feira, janeiro 22, 2016

Siamesa separada melhora e deixa de respirar por aparelhos, em Goiânia.

A siamesa separada Fernanda Neves, de 5 meses, apresentou melhora no quadro de saúde e deixou de respirar com a ajuda de aparelhos. Segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia, na manhã desta sexta-feira (22), ela ainda usa oxigênio inalatório e o estado é considerado grave. Já a irmã dela, Júlia, teve uma piora e está com quadro gravíssimo.

Ainda segundo o hospital, Júlia ainda respira com ajuda de aparelhos. Ambas continuam internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, sem previsão de alta.

As siamesas passaram por uma cirurgia de separação na última quarta-feira (13), no HMI. As irmãs, que eram unidas pelo tórax e abdômen, compartilhavam o fígado e uma membrana do coração.

Fernanda chegou a ficar em estado gravíssimo, na última quinta-feira (14), por causa de um pneumotórax, que é excesso de ar no diafragma. Segundo o cirurgião pediátrico Zacharias Calil, o problema provoca uma maior dificuldade na respiração. Por isso, foi implantado um dreno de emergência, e o estado de saúde dela apresentou uma melhora, voltando a ser considerado grave. Agora, deixou de respirar por aparelhos.

Já Júlia apresentou uma piora no último sábado (16), por não conseguir se estabilizar, mas o estado evoluiu para grave. Porém, segundo o HMI, ela voltou a piorar e agora tem quadro gravíssimo.

Na última quarta-feira (20), o pai das meninas, Valdenir Neves, disse que está confiante na recuperação das filhas. “As duas estão melhorando aos poucos e temos esperança de que vai dar tudo certo”.

O HMI e o Hemocentro de Goiânia (Hemogo) pedem doações de sangue O positivo para as bebês, que precisam de transfusões durante a recuperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário