quinta-feira, fevereiro 25, 2016

Governo visa modernização da gestão pública até 2036 no RN.

Um projeto da Secretaria de Planejamento e Finanças (Seplan) visa modernizar a gestão pública estadual em um prazo de até 20 anos. O projeto intitulado Governança Inovadora, propõe a definição de um plano estratégico com foco no desenvolvimento de diversos segmentos do estado.

O projeto está organizado a partir de três frentes. A primeira diz respeito às expectativas e demandas da sociedade e à ações que promovam o bem-estar da população.

A segunda frente do projeto consiste na revisão e aprimoramento de setores como educação, saúde, segurança, assistência social, planejamento e finanças, recursos humanos, entre outros.

Como terceira frente, o projeto propõe a realização de diagnóstico “que visa realizar a proposição de realinhamento da estrutura organizacional, de todo o Estado, para a melhoria da eficiência operacional e alcance dos objetivos do projeto”.

Para o secretário Gustavo Nogueira, os principais desafios são o reestabelecimento do equilíbrio fiscal, o comprometimento das lideranças e dos servidores.

“As mudanças mais urgentes na gestão do estado são justamente a simplificação de processos, incorporação de uma nova cultura de gestão orientada para a criação de valor público e inovação”, disse.
Mesmo tendo um período de implementação de longo prazo, o secretário destaca como impacto imediato “a definição de um rumo para o estado é o estabelecimento de uma estratégia para a geração de um novo padrão de desenvolvimento”.

Ainda segundo ele, o projeto vai gerar também a redução de gastos, impactando diretamente na eficiência da máquina pública. “Mais importante do que a redução de gastos é a melhoria da qualidade do gasto e a recuperação da capacidade de investimento do Estado”, observou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário