sábado, fevereiro 27, 2016

RN ultrapassa 10 mil casos notificados de dengue em 2016 e investiga mortes em João Câmara/RN..

O número de notificações de casos de dengue no Rio Grande do Norte continua a crescer e já supera o mesmo período de 2016. Segundo dados do último boletim da dengue, com registros até o último dia 20 deste mês, foram notificados 10.762 casos de dengue, superior ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados 10.038 casos.

Em João Câmara foram 428 notificações. Sobre o número de óbitos com suspeitas de dengue, a Secretaria de Estado da Saúde Pública contabiliza 15 até o momento, já incluindo os sete de João Câmara.
A Sesap, inclusive, começou a investigação epidemiológica das sete mortes ocorridas nos últimos dias, na cidade da região do Mato Grande e que estão sob suspeita de terem sido causadas por dengue.
Técnicos da Secretaria estão no município apoiando às equipes locais e realizam o trabalho de coleta de material para exames laboratoriais. Os exames são realizados no Laboratório Central e o resultado demora em torno de 30 dias.

As informações são da Coordenadora de Promoção à Saúde, Cláudia Frederico, e pela subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Kristiane Fialho, durante entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (26), na Sala de Situação da Sesap.

Frederico ainda alertou à população para continuar a postura vigilante e colaborativa com relação à identificação dos focos do mosquito aedes aegypti.

“Não se deve colocar lixo nas ruas e em terrenos baldios, nem deixar água parada sem a devida proteção e tratamento, toda caixa d’água, por exemplo, deve ser coberta, porque se as condições ideais não forem dadas, o foco que foi eliminado pode reaparecer no mesmo lugar. Não adianta fazer limpezas pontuais, temos que limpar e limpar sempre”, esclarece Cláudia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário