Mais de dois mil alunos de ensino fundamental, da rede estadual de
ensino serão atendidos pelo sistema de ensino de tempo integral. A nova
modalidade entra em vigor a partir deste ano e atenderá um total de 10
escolas em nove municípios do estado. Mas um grande desafio está por vir
para esta implantação acontecer de maneira plena e funcional.
De acordo com Helena Fernandes, sub-coordenadora do Ensino
Fundamental, da Secretaria Estadual de Educação (SEEC), o grande
obstáculo para a implementação é falta de estrutura física da maioria
das escolas.
Segundo ela, algumas das atividades previstas no currículo das
escolas atendidas pelo modelo de tempo integral requerem espaços
específicos, como salas de arte, laboratórios de informática, quadras
esportivas, bibliotecas.
“Esses espaços são fundamentais para a realização de atividades que
vão além da sala de aula, pois a partir delas os alunos poderão
vivenciar novas experiências e praticar atividades que vão dinamizar o
processo de ensino e aprendizagem”, declarou.
Mesmo assim, a sub-coordenadora pondera que esse é um processo que
requer tempo. “Estamos muito no início, então é até compreensível que
muita coisa ainda precise passar por adaptações, mas é importante
salientar que isso não pode demorar muito”, disse.
Entre as primeiras cidades a serem beneficiadas pela ação, estão
incluídas Natal, Macau, Santa Cruz, Currais Novos, Caicó, Assu, Mossoró,
João Câmara e Umarizal. As instituições de ensino e os municípios
beneficiados foram confirmados pelo Governo do Estado em publicação no
Diário Oficial do Estado (DOE).
Funcionamento
Com a implantação da Educação em Tempo Integral, a carga horária de
permanência diária dos estudantes nas escolas de Educação Integral em
Tempo Integral passará a ser de 8h50, somadas 7h20min de efetivo
trabalho escolar e 1h30 de educação alimentar e nutricional, num total
anual de 1.600 horas/aula e 1.466 horas, conforme matriz curricular.
Os alunos atendidos pela nono modelo terão o acréscimo de mais cinco
disciplinas. Leitura e produção de texto, letramento matemático Educação
Cultual e Artística, Educação e Cidadania e Educação Desportiva e Saúde
são elas.
A grade de atividades extra-curriculares focarão a critério de cada
escola. “Os horários e atividades serão definidas e adequadas a
realidade de cada uma das escolas contempladas”, explicou.
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