A partir de segunda-feira (21), o Instituto Nacional do Seguro Social
(INSS) deixará de agendar o atendimento presencial para
salário-maternidade e aposentadoria por idade urbanos. Agora, o segurado
deverá acessar o Meu INSS
ou ligar para o 135 e, em vez de agendar uma data para ser atendido,
receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a
etapa do agendamento.
Atualmente, o segurado precisa agendar uma ida ao INSS para levar
documentos e formalizar o pedido. Com o novo modelo, ao fazer o pedido, o
cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e,
somente se necessário, será chamado à agência.
Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o
reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será
possível então a concessão automática do benefício, isto é, a distância.
Segundo o INSS, com a mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso
precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão terá
a garantia de ser atendido perto da residência. O instituto diz ainda
que a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido.
Atualmente, o Meu INSS tem mais de 7 milhões de usuários cadastrados e
é acessível pelo computador ou celular. O sistema, que está sendo
aprimorado, conta com um canal que permite ao cidadão acompanhar o
andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter
acesso a outros serviços do INSS.
O instituto vai ampliar cada vez mais a lista de serviços agendáveis.
A partir do dia 24, serviços que antes eram prestados somente no
atendimento espontâneo serão realizados com dia e horário marcados,
bastando fazer seu agendamento pelo Meu INSS ou o telefone 135.
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